fmc_baleia_branco_frente.jpg

Fluida MC Baleia

fmc_mangue_hortencia_frente.jpg

Fluida MC Mangue 

O Mar é a CASA

Na Fluida MC Baleia, a estampa mostra o fundo do mar e alguns de seus habitantes.  Ilustração muito sensível e linda, em aquarela, de Julia Villela. 

A Baleia protagoniza essa estampa, pelo salvamento da Baleia Jubarte - “Jujuba”.que aconteceu aqui em Búzios em agosto de 2017.

Ver e estar diante da magnitude daquele ser, receber o olhar de cumplicidade dela com cada um que estava ali, ver o balde de água do mar ser fundamental para a vida, aprender que a coluna da baleia quebra na terra se ela for puxada e fazer o esforço de 100 pessoas para colocar a cinta sob ela, olhar para o guindaste como braços milagrosos , para os barcos que a conduziram e escoltaram ela dentro da água como tutores  e sentir a força de centenas de seres apaixonados pela vida... é uma experiência forte e franca - todos viramos 1 e iguais.

O Mar é a CASA de muitos seres, eles são os donos. Comem, dormem, passeiam, vivem lá. 

Como você se sentiria se entrassem na sua CASA e jogassem lixo nela, acabassem com seu alimento, instalassem aparelhos que soltam bombas estrondosas que enlouquecem  seu ambiente, entrassem no seu lar e aspirassem tudo que vissem pela frente inclusive os moradores - como fazem alguns navios de pesca. 

O Mar não é uma piscina, o mar é a casa de muitos seres. 

MANGUEZAIS são BERÇOs

Na Fluida Mc Mangue, a ilustração da artista Julia Villela,  é  o registro de seu olhar em visita  ao Mangue de Pedra de Armação dos Búzios.

Um dos 3 únicos existentes no Planeta Terra, no Mangue de Pedra, a água doce abastece este Mangue vem dos lençóis de água subterrâneos . A preservação do solo e da vegetação no entorno são fundamentais para a vida desse ecossistema.

É um berço da vida, e quem vai lá percebe isso. Nos Mangues estão organismos vivos em devir, na incubadora da mãe terra.

Oferecidas nas cores Hortencia, Vermelho lichia, verde Kaki e branco, a intimidade traduzida na  estampa traz o conforto de um berço.